Campanhas sociais e sustentáveis
O projeto
Em alinhamento com a identidade solidária, a APP lançou a primeira campanha em 2016, quando promoveu uma arrecadação de lacres de alumínio para o projeto Lacre Solidário, cujo objetivo era custear a aquisição de cadeiras de roda para pessoas físicas e associações que precisavam. Já no início do ano de 2017, a escola se cadastrou como ‘Ponto de Coleta’ na Campanha Lacre Solidário, organizada pela Fundação Fritz Muller, em Blumenau.
Dando continuidade ao trabalho, logo assumiu como coordenadora do programa a Sra. Lorizete Pegorini, tecnóloga educacional, conhecida carinhosamente como Dona Lori. Com o passar do tempo, o projeto que viria a ser chamado de Na Rota da Sustentabilidade, foi incorporando a captação outros materiais. Hoje, a EBM Dr. Amadeu da Luz funciona como ponto de coleta de tampinhas plásticas; lacres de alumínio; vidros de conserva; pilhas; óleo de cozinha; blisters de comprimidos; raspas de lápis; uniformes escolares; plásticos em geral, papel, papelão, metal, alumínio e no momento está implementando a campanha de coleta de esponjas de limpeza, para a com destinação para a indústria que a beneficia e a transforma em novo produto.
Um dos desdobramentos do projeto é a Campanha do Desapego, onde são arrecadadas doações diversas, como roupas, brinquedos, calçados, uniformes escolares e outros. Os artigos captados nessa campanha são repassados a pessoas e entidades que necessitam.
Na dinâmica do projeto Na Rota da Sustentabilidade, cada produto tem destino específico, objetivando: a superação de pontos de coleta intermediários, a agilidade na circulação desses materiais, retorno do material para a cadeia produtiva ou a distribuição a pessoas carentes e entidades beneficentes. Conforme observa D. Lori, coordenadora do programa, ‘Na Campanha do Desapego, a ideia é doar o que não serve mais, a escola se encarrega da logística de direcionamento das coletas e doações aos fins que se destinam.’
Destinação do material coletado no Projeto Campanhas sociais e sustentáveis
Lacres – São encaminhados para a Fundação Fritz Muller de Blumenau, Campanha Lacre Solidário, todos os lacres são entregues para aquisição de cadeiras de rodas.
Vidros – A APP vende para uma empresa de conservas do bairro onde a escola está localizada. Com o dinheiro arrecadado, compra livros para a biblioteca da escola.
Tampinhas – A APP vende para empresa de reciclados e compra material escolar para alunos carentes da escola.
Óleo de cozinha – Destinado à fabricação de sabão. Na próxima semana acontecerá uma oficina para alunos da escola, viabilizada por meio da assessoria da Secretaria da Educação.
Pilhas e baterias – Encaminhadas para o centro de coletas do SAMAE de Pomerode.
Raspas de lápis - As raspas dos lápis são colocadas nos canteiros e nas composteiras e são um ótimo fertilizante paras as flores.
Campanha de uniformes usados – Os uniformes giram em sistema de troca-troca.
Folhas de cadernos usadas – Trocadas por papel ofício em uma loja da cidade de Blumenau.
Roupas, calçados, livros e brinquedos – Encaminhados para entidades e campanhas sociais.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
Desde 2016, em torno de 500 participantes ao ano.
NÚMERO DE BENEFICIADOS
Com a coleta da Campanha do Desapego, foram beneficiados:
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode.
- Orfanato de Blumenau - brinquedos, livros e jogos.
- Orfanato de Jaraguá do Sul - brinquedos, livros e jogos.
- Pommernheim (Lar de idosos) em Pomerode – roupas e livros.
- Associação Catarinense de Portadores de Epidermólise Bolhosa – roupas, calçados e outros.
- Campanha do Agasalho Câmara de Vereadores – casacos, agasalhos e tênis.
- Festa da Família na Escola - doação de roupas e calçados para as famílias da comunidade.
- Ceama - Centro de Assistência Madre Maria José Pomerode - roupas, calçados, etc...
Comentários
Postar um comentário